Rio de Janeiro, sábado, 19 de agosto de 2023. Por Abilene Leite – No universo de cargos públicos existem funções que vão muito além do convencional. Enquanto estamos familiarizados com papéis tradicionais desempenhados por funcionários públicos e profissionais de diversas áreas, há uma infinidade em várias partes do mundo de cargos públicos curiosos que são executados.
Essas posições abrangem responsabilidades um tanto quanto intrigantes até tarefas que refletem as necessidades mais distintas de uma sociedade. Por isso, na matéria de hoje vamos explorar dez cargos públicos que provavelmente você não conhece. Então venha nos acompanhar nesta viagem pelo serviço público e descubra alguns cargos mais inusitados que existem ao redor de todo o mundo.
Em Londres, mais especificamente no Palácio de Westminster, existe um cargo chamado curador de relógios. Quem exerce essa função é responsável pela manutenção, reparo e ajuste do famoso relógio Big Ben.
Em países onde há grandes extensões de água congelada durante o inverno, como Canadá e Finlândia, existe um dos cargos públicos curiosos conhecido como mestre de quebra-gelo que são responsáveis por garantir a navegação segura de embarcações em águas congeladas.
Na Universidade de Cambridge, existe o cargo de leitor de proclamações, cuja a função é proclamar os resultados dos exames e outras decisões oficiais em latim em ocasiões formais, como cerimônias de graduação.
Com o aumento de detritos espaciais na órbita terrestre, a ideia do cargo de limpador de lixo espacial envolve missões para lidar com a poluição espacial, reduzindo o risco de colisões com satélites outras espaçonaves.
Alguns países europeus possuem um cargo chamado de encarregado de títulos de nobreza, cuja a função é manter registros e regulamentação de títulos nobres, e que também inclui a manutenção de registros genealógicos.
Um dos cargos públicos curiosos com certeza é o ministro da felicidade, que tem como papel coordenar e promover políticas que aumentam a felicidade e a satisfação dos cidadãos do Emirados Árabes Unidos, abrangendo aspectos como saúde, educação e meio ambiente.
Apesar de não ser exatamente um cargo público, em alguns países há profissionais chamados de narradores de filmes para cegos. Como o próprio nome já diz, a principal função de quem exerce este cargo é narrar as cenas, diálogos e ações de filmes para pessoas com deficiência visual, permitindo que elas tenham uma experiência cinematográfica de maneira mais completa.
Conforme exploramos os cargos públicos curiosos, vimos que essas posições peculiares não apenas proporcionam uma visão divertida dos papéis no serviço público, mas também nos incentiva a refletir sobre como as necessidades únicas de cada sociedade podem originar tarefas que em primeiro momento parecem incomuns.