Através do cadastro no CadÚnico, os brasileiros que precisam de recursos conseguem ter acesso a vários benefícios que o Governo Federal oferece. Entre eles, é possível acessar a aposentadoria por idade, principalmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade financeira. Ter uma vida mais estável e com menos dificuldades é o desejado por vários cidadãos brasileiros.
Benefícios do CadÚnico
Para se inscrever nos programas sociais do Governo Federal é necessário ter uma renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Entre os benefícios, está a possibilidade de fazer a inscrição no Benefício de Prestação Continuada, que é um programa voltado para idosos acima dos 65 anos com situações financeiras vulneráveis. O BPC garante um salário mínimo mensal para esse grupo de pessoas.
O cadastro também garante o acesso do programa Bolsa Família, que oferece um valor mensal de R$ 600 reais como pagamento mínimo por família, o que garante um melhor suporte financeiro para os necessitados. Outro benefício importante é o desconto de até 65% na conta de energia elétrica por meio da Tarifa Social, o que vai aliviar os custos e melhorar a qualidade de vida da família.
Também existe a possibilidade de ter acesso a programas de crédito, como a isenção em taxas de concursos públicos. Além de ter a gratuidade para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio e até mesmo pode ajudar a ter a Carteira Nacional de Habilitação Social.
Acesso ao CadÚnico
Para acessar ao Cadúnico, é importante ter um responsável pela família que conta com o CPF ou Título de Eleitor. É preciso mostrar os documentos de cada membro da família, para evitar qualquer problemas na hora de aprovar o acesso dos programas sociais. Quando todos os documentos tiverem organizados, é só ir até o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo.
Sempre que tiver qualquer mudança no núcleo família, principalmente na situação financeira, é necessário atualizar os dados no aplicativo.