São Gonçalo do Sapucaí, quinta-feira, 10 de agosto, por Igor Gouvêa – Os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) têm muitos motivos para comemorar. Ocorre que em agosto eles deverão receber vários benefícios sociais concedidos pelo governo. Para se ter uma ideia, os inscritos poderão receber tanto o Bolsa Família como o Auxílio Gás este mês.

Nesse sentido, tem-se que ambos os benefícios foram criados pelo governo como uma forma de facilitar a vida financeira dos brasileiros mais pobres, cuja renda mensal não é suficiente para garantir o mínimo básico para subsistência. Os inscritos no CadÚnico podem solicitar a participação em ambos os programas sociais. Entretanto, o Bolsa Família é pago todo mês, conforme a data estipulada com base no Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Já o Auxílio Gás é pago bimestralmente, ou seja, a cada dois meses.

Inscritos no CadÚnico receberão diversos benefícios em agosto
Reprodução: internet

Em agosto, o Auxílio Gás voltará a ser pago e o governo já confirmou até mesmo o valor do repasse este mês, será R$ 110. O último Auxílio Gás pago pelo governo ocorreu em junho e o próximo será apenas em outubro. Além disso, o valor varia a cada repasse, tendo em vista que o valor do botijão de gás pode variar e o auxílio se baseia no preço do botijão. Por esta razão, os inscritos no CadÚnico devem ficar atentos em relação às datas do repasse e ficar tranquilos no próximo mês, porque, conforme já dito, o próximo pagamento só acontecerá em outubro.

Leia Também:  Veja como acessar os benefícios sociais pelo CadÚnico

Quais as vantagens dos inscritos no CadÚnico?

Os inscritos no CadÚnico têm diversas vantagens além da participação no Bolsa Família e no Auxílio Gás. Os outros benefícios previstos são:

Minha Casa, Minha Vida;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
ID Jovem;
Carteira do Idoso;
Direito à isenção da taxa de inscrição do Enem;
Benefício de Prestação Continuada (BPC);
Direito à isenção em taxas de inscrição de concursos públicos;
Bolsa Estiagem
Programa Nacional de Reforma Agrária;
dentre vários outros.

Portanto, se sua família já faz parte do CadÚnico, confira as regras de cada programa social e veja se ela tem direito a participar de algum deles. No entanto, se sua família ainda não se cadastrou, basta que o responsável familiar compareça ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da sua cidade e forneça todas as informações necessárias sobre a família, bem como a documentação de todos os membros. Somente os inscritos no CadÚnico terão direito aos benefícios listados acima.

Leia Também:  Tarifa Social de Energia Elétrica concede até 100% de isenção no pagamento; veja quem pode conseguir
Compartilhar.
Avatar de Igor Gomes

Redator Publicitário, roteirista e eterno estudioso da língua portuguesa.