Londrina, domingo, 6 de agosto de 2023. Por Luciana Bataglia – O concurso da ANEEL foi autorizado e muita gente que esperava por isso está animada. A Agência Nacional de Energia Elétrica é um órgão que estava há muito tempo sem concurso para preencher vagas e depois de muito tempo esperando, os concurseiros podem se preparar, pois ele está mais perto do que se imagina.

Em 18 de julho de 2023, o Ministério da Gestão e Inovação publicou uma portaria autorizando o certame. Como toda autorização publicada no Diário Oficial, o edital desse concurso tem que ser publicado em até 6 meses depois dessa data. É muito provável que ele saia entre dezembro e janeiro, então é bom ficar sempre de olho nas notícias.

O último concurso da ANEEL aconteceu em 2010 e as últimas convocações aconteceram em 2014, então faz muito tempo que ninguém é contratado para agência, o quadro de funcionários está defasado. Em 9 anos, devem ter acontecido muitas aposentadorias, que é o motivo do desfalque de muitos órgãos públicos. Concursos não acontecem sempre e os funcionários que ficam acumulam funções.

Leia Também:  Quais são os órgãos públicos que mais contratam no Brasil?

A Prova do concurso ANEEL

A última banca examinadora do concurso ANEEL foi a Cespe/UnB. Hoje essa banca se chama Cebraspe, mas o conceito avaliativo ainda é um dos melhore do país. Ela é famosa por sua prova de acertos e erros, é bom sempre responder com cuidado, pois cada erro elimina um acerto.

A ANEEL pediu a contratação de 40 vagas de Especialista em Regulação de Serviços Púbicos, que exige nível superior completo, com salários de R$ 16.413,35 e jornada de 40 horas por semana. Quem trabalha com isso fiscaliza e regula os serviços de fornecimento de energia elétrica e também a realização de estudos e pesquisas da área.

A última prova aconteceu em todas as capitais do Brasil e foi uma grande oportunidade de conseguir um cargo público.

Compartilhar.

Professora de redação, redatora e revisora. Apaixonada por leitura e escrita desde criança. Graduou-se em Letras e especializou-se em revisão textual e produção de conteúdo.