São José dos Campos (SP), sexta-feira, 3 de maio de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O Concurso Unificado acontece neste domingo (5), com provas em todo o território nacional. Essa versão inédita terá 6.640 vagas para 21 órgãos do Governo Federal, garantindo o preenchimento de novos cargos e novas oportunidades de emprego com estabilidade.

No entanto, como é a primeira vez que acontece o concurso unificado, naturalmente muitos candidatos ficam com diversas dúvidas. Inclusive sobre onde fazer a prova e, também sobre os horários.

Inclusive, mesmo com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul nesta semana, as provas no estado estão mantidas. E vão acontecer no mesmo dia e horário que o restante do país.

Onde vão acontecer as provas do concurso unificado?

Concurso unificado: tudo o que precisa saber sobre a prova. Foto: Reprodução
Concurso unificado: tudo o que precisa saber sobre a prova. Foto: Reprodução

De acordo com o governo federal, as provas do concurso unificado vão ser espalhadas por 228 cidades brasileiras. Com isso, serão 3.665 locais para a aplicação e um total de 75.730 salas disponibilizadas para as provas.

Na prática, o funcionamento e a logística é a mesma dos concursos públicos convencionais. No entanto, este será um mais amplificado, garantindo mais chances de vagas para as pessoas.

Leia Também:  Concurso público em SP com salário de até R$ 10.948; confira

Para saber exatamente onde vai fazer a prova, o candidato precisa acessar a página da Cesgranrio, banca responsável pelo exame. Depois, precisa fazer a conferência do cartão do CNPU (Concurso Público Nacional Unificado), pois, lá vão estar todos os dados necessários, como local, número da sala e, principalmente, o horário para realizar a prova.

Mas, também é importante lembrar que tudo isso só pode ser acessado com a Conta Gov, que o candidato tem que ter na hora da inscrição. A conta Gov tem outras diversas serventias e é onde se acessa outros serviços.

O que levar na hora da prova

O cartão de inscrição não é obrigatório de ser levado, mas é recomendado. Até porque, nele constam essas informações importantes para o candidato.

No entanto, é obrigatório comparecer ao local da prova com um documento original com foto. Atualmente, também é possível apresentar o documento digital, pelo telefone celular. Mas, cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitas por questões de segurança.

Além disso, é obrigatório o uso de caneta preta transparente para preencher as questões. As eventuais canetas azuis, lápis e borracha não podem ficar na mesa da prova. O telefone celular e até relógios devem ficar em uma sacola lacrada pelos organizadores.

Leia Também:  Teve mudança no edital da DATAPREV; confira

Por fim, o concurso unificado vai acontecer em dois turnos, com o primeiro começando às 7h30, com abertura dos portões, que se fecham às 8h30. As provas vão das 9h às 11h30.

Depois, na parte da tarde, os portões se abrem às 13h e fecham às 14h30. A segunda avaliação do concurso unificado começa às 14h30 e dura até 3h30.

Compartilhar.

Jornalista formado em 1999, atua no jornal OVALE, em São José dos Campos, e na TV Câmara, também na mesma cidade. Atualmente, também produz posts para sites como DiarioSP, Tecnotícias, Portal Atualizei e já atuou em sites como o Newsmotor e Brasil123