São José dos Campos (SP), segunda-feira, 29 de abril de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) estão abertas deste esta última segunda-feira (29), em todo o território nacional. Agora, os interessados no programa podem se inscrever até o próximo dia 10 de maio no site do Inep.

Além disso, a data do exame do Encceja segue a mesma: 25 de agosto, também em todo o território nacional e seguindo o horário de Brasília. Até o dia 10 de maio, ainda corre o prazo para o tratamento por nome social e outras necessidades.

Ainda de acordo com o governo federal, esse tratamento especializado também atende pessoas com cegueira, surdez, TEA (transtorno do espectro autista) e outros casos semelhantes. Então, os pedidos devem também acontecer neste período de inscrição.

Quanto custa para se inscrever no Encceja

Inscrições abertas para o Encceja: veja como, onde e até quando se inscrever. Foto: Pixabay
Inscrições abertas para o Encceja: veja como, onde e até quando se inscrever. Foto: Pixabay

A prova do Encceja é regulamentada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). E, como é uma prova pública, as inscrições são gratuitas.

Leia Também:  Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS) anuncia concurso na área da Educação

No entanto, quem se inscreveu no ano anterior e não compareceu, terá que pagar uma taxa de R$ 40 de ressarcimento ao Inep. A não ser que se tenha uma justificativa para a ausência. E o mesmo vai valer para o ano que vem, caso alguém falte neste ano.

Para fazer o pagamento, deve entrar no site do Inep, ir até à Página do Participante e gerar um boleto. Assim, vai pagar em qualquer banco ou casa lotérica e poder se inscrever normalmente para o evento.

Qual a função do Encceja

Vale lembrar que o Encceja não é uma novidade e já existe no Brasil desde o ano de 2002. Desde então, vem sendo um meio de avaliação dos estudantes que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou o ensino médio durante o período da idade normal.

Com isso, essa prova organizada pelo Inep serve, justamente, para verificar os conhecimentos e as competências desses estudantes. Após a realização da prova, eles, se aprovados, recebem um certificado de conclusão de curso.

Leia Também:  Concurso aberto em Jundiaí para professor; salário de R$ 6.434,95

Embora seja liderado pelo Inep, o Encceja é uma prova organizada pela Secretaria Estadual e pela Secretaria Municipal de Educação de cada estado. Com isso, o estudante, na da fazer a avaliação, sempre vai realizar na própria cidade onde estuda ou reside, sem precisar se deslocar para outros lugares, como em muitos concursos públicos, por exemplo.

Compartilhar.

Jornalista formado em 1999, atua no jornal OVALE, em São José dos Campos, e na TV Câmara, também na mesma cidade. Atualmente, também produz posts para sites como DiarioSP, Tecnotícias, Portal Atualizei e já atuou em sites como o Newsmotor e Brasil123