Principais Notícias de Concursos, Empregos e Finanças

Nome sujo impede de assumir cargo público?

Está com nome sujo e deseja prestar concurso? Veja se o nome sujo pode te impedir ou não de assumir um cargo.

O número de famílias endividadas após pandemia ultrapassa a marca de 66% do todo, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Ter o nome limpo diante da trágica informação pode até parecer um privilégio, mas não é. Trata-se de algo que gera muito valor às pessoas e não há quem se orgulhe disso (ter o nome sujo).

Neste sentido, quando se depara, com o tão sonhado edital para o concurso público que é publicado; logo surge a dúvida: será que ter o nome sujo impede de assumir um cargo público? Essa pergunta pode não parecer tão comum, mas engano seu, muitos candidatos pensam a mesma coisa.

E agora, nome sujo impede ou não de assumir um cargo público?

Existe a Lei Federal nº 8.112/1990, que estabelece os requisitos para a investidura em cargo público e a mesma não faz menção à restrição financeira como impeditivo. Então a resposta é: não, em geral, ter o nome sujo não impede de assumir um cargo público.

No entanto em concursos públicos quando baseados em “nível de confiança” elevado, como: auditor fiscal, delegado de polícia e juiz, podem sim exigir do candidato o nome limpo.

Outros podem pedir que comprovem não possuir dívidas com o próprio órgão ou entidade que está realizando o concurso. Isso ocorre, por exemplo, em concursos para cargos de professor ou técnico administrativo em educação.

Como saber se exigem ou não o nome limpo?

Para não passar por constrangimentos é fundamental que tome ciência do edital publicado, pois é nele que todas as informações devem ser descritas. Ou seja, leia com atenção quais são os requisitos necessários para participar e concorrer a uma vaga. E mais importante do que ler o edital é regularizar o nome!

Como regularizar o nome sujo?

Se você está com o nome sujo e pleiteia uma vaga no concurso público, é importante regularizar sua situação financeira. Para isso, há algumas medidas possíveis: quitar sua dívida direto com os credores ou entrar com um pedido de renegociação, além de empresas que oferecem serviços de regularização de dívidas.

A regularização do nome sujo é importante para que você possa participar de concursos públicos e ter acesso livre e ótimas oportunidades de trabalho.

Deixe o Seu Comentário

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais