Principais Notícias de Concursos, Empregos e Finanças

O papel das provas de língua estrangeira nos concursos públicos

Veja quais são os idiomas mais cobrados nos certames

O ingresso no concurso público é algo que milhares de pessoas desejam e esse processo geralmente cobra dos candidatos conhecimentos baseados em: Ensino Médio ou Curso superior, além de poder fazer parte da etapa do concurso o conhecimento em alguma língua estrangeira.

A língua estrangeira é uma etapa comum em vários concursos que buscam no candidato um diferencial e logo o preparo para mediar serviços com estrangeiros. Diferencial este tanto para o Brasil como para outros países.

Quais as línguas mais comuns cobradas nos concursos?

Dominar uma ou mais língua estrangeira pode ser bastante relevante e um fator essencial na hora de você fazer sua escolha em qual área, setor do concurso que vai se inscrever.

Sabemos que há uma defasagem enorme neste sentido. Muitas empresas multinacionais, órgãos, entidades, sentem a falta e/ou escassez dessa mão de obra.

Sendo assim, no Brasil, as línguas estrangeiras mais cobradas em concursos públicos são: o inglês e o espanhol. Essas línguas são importantes para a atuação do servidor público em transações internacionais diante de um contexto global, já que é cada vez mais comum a necessidade de comunicação com estrangeiros.

Como saber se o concurso exige língua estrangeira e como é cobrado esse conhecimento?

O concurso público tem início na publicação do edital que é um documento norteador de todas as outras etapas. Por isso, sua leitura é indispensável.

Todas as informações necessárias estão contidas nele. Logo, você vai encontrar, por exemplo, na parte onde fala sobre o cargo disponível… qual ou quais requisitos ou formação é necessário para participar e concorrer a vaga.

Seguindo a leitura e geralmente nas últimas páginas (lembrando que este é um documento muito extenso), você vai encontrar informações sobre os conteúdos programáticos. O que será cobrado como conhecimento no momento da prova.

A parte de língua estrangeira em concursos públicos pode avaliar diferentes habilidades, como:

  • Compreensão de texto
  • Produção de texto (domínio da escrita)
  • Compreensão oral (domínio auditivo)
  • Produção oral (domínio da fala)

No todo, cada instituição estipula o formato de nota, ou pontuação e regras específicas das provas nos concursos públicos. Em alguns casos, essas provas são apenas uma etapa classificatória, enquanto em outros casos elas podem ser decisivas para a aprovação do candidato.

Deixe o Seu Comentário

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais