As pessoas com deficiência (PCD) têm o direito de se inscreverem e concorrerem às vagas em concursos públicos, em igualdade de condições com os demais candidatos. Mas para isso, é necessário que a deficiência seja compatível com o cargo ou emprego público a ser ocupado.

As PCDs têm direito a reserva de vagas em concursos públicos, que é de, no mínimo, 5% das vagas oferecidas. Além disso, as pessoas com deficiência também têm direito a adaptações nas provas e nos exames físicos, quando necessário.

A participação de PCD em concursos públicos é importante para promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social. Dessa maneira,  garante com que as pessoas com deficiência possam exercer seus direitos e participar da vida pública.

Vantagens de participar de concurso público para PCD

Participar de concurso público pode trazer também diversas vantagens para as PCDs, como:

  • Garantia de emprego: uma vaga em concurso público é um emprego estável e com bons benefícios.
  • Remuneração justa: os servidores públicos têm uma remuneração digna e justa.
  • Condições de trabalho adequadas: os órgãos públicos precisam oferecer condições de trabalho adequadas para as PCDs.
Leia Também:  A isenção da taxa de inscrição em concurso público é um direito do inscrito no CadÚnico; saiba mais

Dicas para PCDs que querem participar de concurso público

Para aumentar as chances de aprovação em concurso público, as PCDs podem seguir algumas dicas:

  • Prepare-se para as provas: estude com antecedência e procure um curso preparatório que ofereça adaptações para PCDs.
  • Solicite adaptações nas provas: se for necessário, solicite adaptações nas provas e nos exames físicos ao órgão responsável pelo concurso.
  • Participe de simulados: os simulados são uma ótima forma de avaliar seu desempenho e identificar as áreas que precisam de mais atenção.

A participação de PCD em concursos públicos é um passo importante para a promoção da igualdade de oportunidades e a inclusão social. As PCDs têm o direito de se inscreverem e concorrerem às vagas, em igualdade de condições com os demais candidatos.

Compartilhar.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.