Rio de Janeiro, 06 de novembro de 2023. Por Abilene Leite – Quando se houve falar em concurso público, logo a maioria das pessoas já pensam na palavra Edital, mas na verdade há muita coisa por traz de tudo e muito antes da publicação do edital. Por isso, hoje vamos conhecer todas as fases de um concurso público.

Vejamos alguns dos processos preparatórios: Muito antes de publicar o edital é formado um grupo de funcionários para pensar e planejar todo o processo do certame. Existem várias etapas do concurso público que a administração pública precisa cumprir.

Fases iniciais de um concurso público

O orçamento é uma das primeiras fases de um concurso. Por isso, é preciso ter dinheiro para executar o concurso e pagar os servidores ingressantes.

Depois vem a autorização. Logo, órgãos ou empresas necessitam de autorização.

A Comissão do concurso deve assegurar a participação de vários servidores do órgão. E também diversificar entre: técnicos, promotores, entre outros.

Leia Também:  Como se preparar para as provas discursivas em concursos públicos

Já a Banca Examinadora tem a incumbência de preparar a prova, corrigir e publicar as etapas do processo.

Depois vem a Produção do edital. A banca vencedora, cria então o edital devendo constar regras e exceções com bastante riqueza de detalhes e clareza.

Publicação do edital: A tão aguardada uma das fases de um concurso é a publicação no Diário Oficial e, em seguida, publicado no site da banca examinadora.

Fases finais de um concurso público

Abertura das inscrições: as datas para inscrição podem passar por mudanças. Logo, os candidatos precisam ficar atentos aos prazos: como se dará a inscrição, via internet, site da banca, presencial…  A taxa de inscrição e todas as outras informações constantes no edital.

Provas: A aplicação geralmente é nos finais de semana e você necessitar prestar atenção ao que pode ou não levar no dia.

Resultados: Um dos outros momentos tão aguardados das fases de um concurso são os resultados. Ao final de todas essas fases descritas acima, os candidatos saberão as notas que obtiveram e se foram aprovados ou não.

Leia Também:  Concurso GCM Sorocaba: são 50 vagas para homens e mulheres

E se houver Pedido de Recurso, a comissão organizadora deverá analisar e dar uma resposta. Se favorável, ocorre a mudança da lista, senão, a mesma é mantida.

Depois de todas essas fases, a banca examinadora divulga o Resultado do Concurso, com a lista final de aprovação e a classificação do candidato.

Então, a partir da data de Homologação é que se inicia a validade de dois anos do certame, podendo ter uma prorrogação pelo mesmo tempo.

Dicas para se preparar para um concurso público

Para se preparar é importante saber todas as suas fases de um concurso, além de conhecer o edital, estudar os conteúdos programáticos. Além disso, é importante praticar a resolução de questões de provas anteriores. E mantenha-se motivado: estudar para um concurso público pode ser um desafio.

Compartilhar.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.