As bancas examinadoras desempenham um papel fundamental na criação das perguntas dos concursos. Isso porque elas são encarregadas de elaborar, fazer a revisão e selecionar as questões que farão parte das provas.

E se tratando de uma empresa privada, a banca examinadora de um concurso é responsável por organizar todo o certame junto aos servidores do grupo de trabalho para a realização do mesmo. Ou seja, o órgão público tem autonomia para decidir quais serão as tarefas atribuídas à banca, mas é comum que essa instituição seja encarregada de conduzir todas as fases do concurso público.

Há uma seleção cuidadosa e criteriosa dos membros da banca para garantir a qualidade do concurso. A composição da banca varia de acordo com cada concurso, mas normalmente é formada por especialistas na área de conhecimento do certame.

Esses membros são escolhidos com base na experiência acadêmica, além de ser composto por profissionais de diferentes regiões, a fim de proporcionar uma visão mais ampla na avaliação dos candidatos.

Leia Também:  Concurso Câmara Pirassununga SP: últimos dias para se inscrever em diversos cargos

Como a banca organiza as questões da prova?

Para preparar as questões da prova, a banca organizadora realiza um estudo minucioso do conteúdo programático do concurso, identificando assim os tópicos que devem ser envolvidos. Em seguida, são definidos os critérios de avaliação e os pesos que cada questão terá, levando em conta a importância e a complexidade dos assuntos.

Após essa etapa inicial, os membros que compõem a banca começarão a elaborar as questões, podendo utilizar diferentes métodos como análise de provas anteriores, pesquisa bibliográfica e consulta a especialistas na área para assegurar a atualidade das questões.

Durante o processo da elaboração, são considerados alguns princípios fundamentais, como a clareza e a objetividade das questões, para assim evitar a ambiguidade e o enunciado seja claro para todos os candidatos.

Além disso, as questões devem ser equilibradas em termos de dificuldade com o intuito de diferenciar o nível de conhecimento dos candidatos. Depois da elaboração das questões pela banca examinadora, elas passam por uma rigorosa revisão feita por outros membros da banca.

Leia Também:  Concurso aberto em Jundiaí para professor; salário de R$ 6.434,95

Por fim, as provas são montadas com base nas questões específicas para a escolaridade exigida e com o tempo total da prova.

Compartilhar.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.