Rio de Janeiro, quinta-feira, 24 de agosto de 2023. Por Abilene Leite – Os concursos municipais e estaduais surgem como oportunidades valiosas para quem está em busca de estabilidade financeira e crescimento na carreira pública. Mas você sabia que existem diferenças entre os concursos municipais e estaduais? Ambos os tipos de certame oferecem vantagens e desafios únicos, e optar entre eles pode ser fundamental para alcançar sua realização profissional.

Por isso, ao escolher entre um desses concursos é relevante considerar alguns fatores, como suas preferências e objetivos no setor público, bem como analisar critérios como salário, jornada de carga horária de trabalho, benefícios e possibilidades de crescimento na carreira. Nesse texto, vamos te dar uma opção clara sobre esses pontos para que ao final você saiba qual se adequa melhor às suas necessidades.

Concursos Municipais

Os concursos municipais são realizados pelas prefeituras de cada município com o intuito de preencher vagas em cargos públicos que podem ser de nível fundamental, médio ou superior. Veja algumas vantagens que estes certames possuem:

Leia Também:  Limite de idade em concursos públicos: entenda como funciona

De modo geral, a concorrência nos concursos municipais tem como costume ser menor do que nos estaduais, visto que são voltados para vagas de uma determinada cidade. Ou seja, esse tipo de certame possui um número menor de candidatos, o que aumenta as chances de aprovação para aqueles que adequadamente se preparam.

Outra vantagem é que os candidatos aprovados normalmente trabalham na própria cidade em que realizaram a prova, e isso significa uma maior proximidade com a comunidade local.

E assim como em outros concursos, oferecem uma estabilidade no trabalho e benefícios de plano de carreira e salário fixo.

Concursos Estaduais

Os concursos estaduais são realizados pelo governo estadual e seus órgãos com o objetivo de preencher vagas em diversos setores. Alguns dos pontos positivos destes certames são:

De um modo geral, os concursos estaduais costumam oferecer maior oferta de vagas, devido ao tamanho e a dimensão do governo estadual abrangendo uma variedade de áreas que os candidatos poderão atuar, como segurança pública, educação, saúde, entre outras.

Leia Também:  O papel das bancas examinadoras na formulação das questões de concursos

Outra vantagem é a remuneração, que na maioria da vezes, são mais atraentes em comparação com os concursos municipais.

Entretanto, a concorrência nestes certames podem ser maiores, principalmente para as áreas mais disputadas. Além disso, trabalhar em órgãos municipais pode até mesmo exigir deslocamento para diferentes regiões do estado que prestou a prova.

Agora que você sabe as diferenças entre os concursos municipais e estaduais, está na hora de levar em consideração as características de cada tipo de certame e avaliar qual se encaixa melhor nas suas necessidades e preferências para tomar a sua decisão.

Compartilhar.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.