É comum ter dúvidas ao escolher concursos de nível médio, principalmente se você já possui ensino superior ou se ainda não ingressou na faculdade, mas deseja iniciar sua vida profissional diretamente na administração pública.

Os concursos de nível médio costumam oferecer uma ampla variedade de vagas em diferentes áreas como: Auxiliar de Serviços Gerais, Atendente, Técnico em Informática, Assistente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Assistente de Educação, Motorista, Agente de Saúde Pública, entre outros.

Estas são apenas algumas das diversas opções possíveis e as vagas podem variar de acordo com a demanda do momento. Por isso, vejamos alguns dos benefícios que esse tipo de certame pode oferecer para os concurseiros.

Vantagens dos concursos de nível médio

Além de uma ampla variedade de vagas disponíveis para os candidatos, como vimos anteriormente, alguns concurseiros acreditam que é mais fácil ser aprovado em concursos de nível médio comparado ao nível superior. Isso porque a complexidade das questões é menor, pois são mais focadas em conhecimentos básicos e habilidades práticas.

Leia Também:  Concurso do Ministério do Trabalho e Emprego: edital foi autorizado para 2023!

Ou seja, exigem um bom domínio de matérias escolares tradicionais como Língua Portuguesa, Matemática ou Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e por muitas vezes também Conhecimento sobre o município que está prestando a prova.

Outra vantagem é que a concorrência para certames de nível médio é relativamente menor, especialmente para cargos menos populares. No entanto, é bom lembrar que isto pode variar de concurso para concurso, já que o número de vagas pode afetar a concorrência. Ou seja, quanto menor for o número de vagas em relação ao número de candidatos em um determinado cargo, maior será a disputa entre os concurseiros..

Em muitos casos, os concursos de nível médio possuem horários de trabalho regulares, o que é uma vantagem, visto que pode auxiliar no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Além disso, algumas organizações públicas ofertam oportunidades para progressão na carreira através de treinamentos, promoções internas e desenvolvimento contínuo.

E embora os salários de nível médio sejam razoáveis, muitos dos concursos oferecem pacotes de benefícios atraentes incluindo seguro de saúde e férias pagas, o que pode ser uma vantagem para quem busca estabilidade financeira.

Leia Também:  Concurso aberto em Jundiaí para professor; salário de R$ 6.434,95
Compartilhar.
Avatar de Abilene Leite

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.