Se você está se preparando para estudar para um concurso público, é importante saber que existem ferramentas online gratuitas que podem te ajudar nessa jornada, tornando-a muito mais eficiente. O uso correto dos recursos tecnológicos pode auxiliar muito nos seus estudos. Há sites e aplicativos que facilitam a organização da sua rotina de aprendizados até aqueles com conteúdo atualizado e relevante para a área que está prestando a prova.

Neste texto, vamos apresentar algumas ferramentas online que todo concurseiro precisa conhecer para aumentar as suas chances de aprovação. Você verá como elas podem verdadeiras aliadas na hora de se preparar para um concurso.

1. Google Agenda

É bem comum que pessoas que estão estudando para concursos públicos tenham uma rotina agitada e precisam aproveitar cada minuto disponível. Nesse sentido, uma das boas ferramentas online para organizar a rotina é o Google Agenda. Ele é um aplicativo nativo do Gmail, ou seja, qualquer pessoa que tenha uma conta no Gmail pode acessá-la.

Leia Também:  O papel das bancas examinadoras na formulação das questões de concursos

Com esse calendário é possível criar compromissos e ativar as notificações dos lembretes. Isso auxilia a lembrar quando é hora de começar a estudar, evitando os atrasos. O Google Agenda também ajuda a visualizar quanto tempo você se dedicará aos estudos e incluir intervalos regulares e momentos de lazer em seu cronograma.

Além disso, se você estiver estudando em grupo, pode compartilhar seu calendário para facilitar o planejamento em conjunto.

2. Trello

Com o Trello, o concurseiro tem um ambiente visível e flexível para organizar as tarefas de estudo e o acompanhamento do progresso. Por exemplo, você pode criar colunas como “tarefas a fazer”, “tarefas sendo feitas” e “tarefas realizadas”; e dentro de cada uma dessas colunas inserir cartões com os assuntos. Podendo reorganizar os cartões e priorizar tarefas mais importantes ou ajustar de acordo com o avanço dos estudos.

3. Evernote

Uma das ferramentas online essenciais que você precisa conhecer é o Evernote, um organizador de fichas de anotações que permite você criar resumos de aula e checklists, capturar e salvar notas e páginas da web, além de compartilhar todas as suas anotações.

Leia Também:  Nome sujo impede de assumir cargo público?

4. Khan Academy

A Khan Academy é uma plataforma que disponibiliza aulas em vídeo e exercícios interativos. Embora ela não cubra todas as áreas de conhecimento, ela ainda pode ser uma ótima ferramenta para consolidar habilidades em matemática e raciocínio lógico.

5. Lucidchart

Uma das melhores ferramentas online para quem quer facilitar o processo de fixação do conteúdo estudado, criando mapas mentais e tornando o estudo muito mais interativo e compreensível é o Lucidchart.

6. Quizlet

Com o Quizlet você consegue criar seus próprios cards com perguntas, respostas e definições de palavras chaves importantes do que está estudando. Além disso, essa ferramenta permite criar jogos e testes para revisar os seus conhecimentos.

7. OffTime

Para manter o foco nos estudos, uma das ferramentas que você precisa conhecer é o OffTime. Ele esconde as notificações dos aplicativos de redes sociais e pode ser configurado para impedir o acesso a essas redes enquanto você estuda, bem como bloquear ligações e SMS.

Leia Também:  A isenção da taxa de inscrição em concurso público é um direito do inscrito no CadÚnico; saiba mais
Compartilhar.
Avatar de Abilene Leite

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.