Principais Notícias de Concursos, Empregos e Finanças

Guia completo sobre como montar um cronograma de estudos para concursos

Siga o passo a passo para montar um excelente cronograma para otimizar os seus estudos.

Rio de Janeiro, sexta-feira, 18 de agosto de 2023. Por Abilene Leite – Se você está se preparando para um concurso público e deseja ser aprovado, então precisa se atentar ao cronograma de estudos. Embora passar em um concurso seja uma tarefa um pouco difícil, se você se organizar e estudar bastante o conteúdo programático com dedicação, tem grandes chances de sair na frente de outros candidatos e ser bem sucedido na prova.

Neste guia que preparamos, você encontrará as principais dicas para criar um cronograma eficaz e alcançar a sua sonhada carreira pública. Continue lendo esta matéria para entender as etapas do estudo do conteúdo programático.

1. Defina seus objetivos e avalie seu conhecimento atual

Antes de partir para a criação de um cronograma de estudos, você precisa determinais quais concursos você irá se candidatar e qual o nível de dificuldade que cada um possui. É preciso estabelecer metas claras, objetivas e realistas para cada tipo de concurso. Depois disso, observe e anote o conteúdo programático de cada prova que irá realizar – é bem provável que muitos dos conteúdos irão se repetir.

Faça uma análise de quais matérias do concurso você tem mais facilidade e mais dificuldade. Isso te auxiliará a descobrir quais matérias você precisa estudar mais e distribuir o tempo de estudo de modo mais eficaz.

2. Siga a sua programação!

Leve em consideração a data das provas ao montar seu cronograma de estudos, assim você saberá quanto tempo tem disponível até lá. A partir daí, divida o conteúdo do concurso por matérias e priorize os tópicos mais importantes e aqueles que você tem mais dificuldade.

Para melhorar seus estudos, distribua as matérias de acordo com os dias da semana fazendo um equilíbrio de diferentes tópicos para evitar a sobrecarga de uma única área. Além disso, defina metas específicas para cada dia de estudo, ou seja, realizar um determinado número de exercícios, quantidade de páginas de leitura e o tempo dedicado a cada matéria.

3. Faça revisões

Separe um tempo para realizar a revisão dos tópicos que você já estudou, já que isso é fundamental para a fixação do aprendizado. Portanto, desenvolva uma estratégia de revisão de estudos com constância em seu cronograma.

4. Faça simulados das provas

Reserve um tempo no seu cronograma de estudos para realizar simulados e provas dos concursos anteriores, seguindo as condições reais de tempo e ambiente. Isso vai te auxiliar a se acostumar com a pressão da prova.

Dicas adicionais:

  • Use aplicativos de calendário, planilhas ou aplicativos de organização para manter seu cronograma acessível e atualizado.
  • Varie seus métodos de estudo: utilize recursos como livros, exercícios práticos e vídeo aulas.
  • Livre-se de distrações criando um ambiente de estudo adequado.
  • Lembre-se de incluir um tempo para lazer no seu cronograma para evitar o esgotamento.

Deixe o Seu Comentário

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais