Rio de Janeiro, sexta-feira, 18 de agosto de 2023. Por Abilene Leite – Se você está se preparando para um concurso público e deseja ser aprovado, então precisa se atentar ao cronograma de estudos. Embora passar em um concurso seja uma tarefa um pouco difícil, se você se organizar e estudar bastante o conteúdo programático com dedicação, tem grandes chances de sair na frente de outros candidatos e ser bem sucedido na prova.

Neste guia que preparamos, você encontrará as principais dicas para criar um cronograma eficaz e alcançar a sua sonhada carreira pública. Continue lendo esta matéria para entender as etapas do estudo do conteúdo programático.

1. Defina seus objetivos e avalie seu conhecimento atual

Antes de partir para a criação de um cronograma de estudos, você precisa determinais quais concursos você irá se candidatar e qual o nível de dificuldade que cada um possui. É preciso estabelecer metas claras, objetivas e realistas para cada tipo de concurso. Depois disso, observe e anote o conteúdo programático de cada prova que irá realizar – é bem provável que muitos dos conteúdos irão se repetir.

Leia Também:  Prefeitura de Santana da Vargem (MG) abre concurso com vagas para nível fundamental

Faça uma análise de quais matérias do concurso você tem mais facilidade e mais dificuldade. Isso te auxiliará a descobrir quais matérias você precisa estudar mais e distribuir o tempo de estudo de modo mais eficaz.

2. Siga a sua programação!

Leve em consideração a data das provas ao montar seu cronograma de estudos, assim você saberá quanto tempo tem disponível até lá. A partir daí, divida o conteúdo do concurso por matérias e priorize os tópicos mais importantes e aqueles que você tem mais dificuldade.

Para melhorar seus estudos, distribua as matérias de acordo com os dias da semana fazendo um equilíbrio de diferentes tópicos para evitar a sobrecarga de uma única área. Além disso, defina metas específicas para cada dia de estudo, ou seja, realizar um determinado número de exercícios, quantidade de páginas de leitura e o tempo dedicado a cada matéria.

3. Faça revisões

Separe um tempo para realizar a revisão dos tópicos que você já estudou, já que isso é fundamental para a fixação do aprendizado. Portanto, desenvolva uma estratégia de revisão de estudos com constância em seu cronograma.

Leia Também:  Entenda o sistema de cotas em concursos públicos: quem tem direito?

4. Faça simulados das provas

Reserve um tempo no seu cronograma de estudos para realizar simulados e provas dos concursos anteriores, seguindo as condições reais de tempo e ambiente. Isso vai te auxiliar a se acostumar com a pressão da prova.

Dicas adicionais:

  • Use aplicativos de calendário, planilhas ou aplicativos de organização para manter seu cronograma acessível e atualizado.
  • Varie seus métodos de estudo: utilize recursos como livros, exercícios práticos e vídeo aulas.
  • Livre-se de distrações criando um ambiente de estudo adequado.
  • Lembre-se de incluir um tempo para lazer no seu cronograma para evitar o esgotamento.
Compartilhar.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.