São Gonçalo do Sapucaí, terça-feira, 15 de agosto, por Igor Gomes – A isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um direito garantido aos brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Todos os anos é realizado o Enem, geralmente em novembro, em dois fins de semana consecutivos. Em 2023 a prova do Enem será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro.

Nesse sentido, após se inscrever para realizar a prova, é necessário pagar a taxa de inscrição do Enem. Este ano o valor foi de R$ 85. No entanto, os jovens de baixa renda, que estejam inscritos no CadÚnico estão isentos de pagar a taxa de inscrição do Enem.

Quem poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem?

Para ter direito à isenção da taxa de inscrição do Enem é necessário preencher alguns requisitos além de ser cadastrado no CadÚnico. Os demais requisitos são:

Leia Também:  Conheça o auxílio do governo para quem não contribuiu com o INSS

Ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista em escola particular;
Estar matriculado em 2023 no terceiro ano do Ensino Médio em um escola pública ou na condição de bolsista em escola particular;
Ter renda familiar mensal por pessoa menor que meio salário mínimo;
Ter renda familiar mensal total máxima de três salários mínimos.

Dessa forma, quem deseja pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem precisa acessar a página oficial do Inep. Em seguida, deverá selecionar a opção inscrições e preencher o formulário que aparecerá na tela. Ao preencher o formulário, é importante confirmar detalhadamente todos os dados pessoais citados.

Por fim, a opção isenção da taxa deverá ser selecionada e logo em seguida será preciso confirmar as informações sobre a residência e renda familiar. Após concluir todo o procedimento, você será avaliado e, caso aprovado, sua isenção da taxa de inscrição do Enem estará pronta.

Leia Também:  Veja como acessar os benefícios sociais pelo CadÚnico

Portanto, confira seus dados familiares e observe sua situação atual. Se você estuda ou estudou em escola pública ou como bolsista em escola particular, você tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem. As inscrições para o exame de 2023 já se encerraram. Entretanto, com essas informações você pode se preparar para a prova que será aplicada em 2024.

Compartilhar.
Avatar de Igor Gomes

Redator Publicitário, roteirista e eterno estudioso da língua portuguesa.