Principais Notícias de Concursos, Empregos e Finanças

Isenção da taxa de inscrição do Enem: Veja quem está isento

A isenção da taxa de inscrição do Enem é um direito de vários brasileiros

São Gonçalo do Sapucaí, terça-feira, 15 de agosto, por Igor Gomes – A isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um direito garantido aos brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Todos os anos é realizado o Enem, geralmente em novembro, em dois fins de semana consecutivos. Em 2023 a prova do Enem será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro.

Nesse sentido, após se inscrever para realizar a prova, é necessário pagar a taxa de inscrição do Enem. Este ano o valor foi de R$ 85. No entanto, os jovens de baixa renda, que estejam inscritos no CadÚnico estão isentos de pagar a taxa de inscrição do Enem.

Quem poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem?

Para ter direito à isenção da taxa de inscrição do Enem é necessário preencher alguns requisitos além de ser cadastrado no CadÚnico. Os demais requisitos são:

Ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista em escola particular;
Estar matriculado em 2023 no terceiro ano do Ensino Médio em um escola pública ou na condição de bolsista em escola particular;
Ter renda familiar mensal por pessoa menor que meio salário mínimo;
Ter renda familiar mensal total máxima de três salários mínimos.

Dessa forma, quem deseja pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem precisa acessar a página oficial do Inep. Em seguida, deverá selecionar a opção inscrições e preencher o formulário que aparecerá na tela. Ao preencher o formulário, é importante confirmar detalhadamente todos os dados pessoais citados.

Por fim, a opção isenção da taxa deverá ser selecionada e logo em seguida será preciso confirmar as informações sobre a residência e renda familiar. Após concluir todo o procedimento, você será avaliado e, caso aprovado, sua isenção da taxa de inscrição do Enem estará pronta.

Portanto, confira seus dados familiares e observe sua situação atual. Se você estuda ou estudou em escola pública ou como bolsista em escola particular, você tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem. As inscrições para o exame de 2023 já se encerraram. Entretanto, com essas informações você pode se preparar para a prova que será aplicada em 2024.

Deixe o Seu Comentário

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais