São Gonçalo do Sapucaí, terça-feira, 15 de agosto, por Igor Gomes – A Carteira do Idoso é um documento que os inscritos no CadÚnico têm direito. A Carteira do Idoso é destinada aos brasileiros com mais de 60 anos, cuja renda mensal seja de no máximo R$ 2.640, ou seja, dois salários mínimos. Dessa forma, quem ainda não se cadastrou no CadÚnico precisa procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de seu município e levar toda a documentação exigida dos membros da família que moram na mesma.

Quando o representante da família estiver no CRAS, os atendentes deverão passar maiores informações sobre a emissão da Carteira do Idoso. Com a Carteira do Idoso em mãos, o beneficiário terá acesso a passagens para viagens interestaduais pela metade do valor ou gratuitas. Isso é uma grande melhoria na vida do segurado, já que atualmente os idosos estão mais ativos e viajam bastante.

Leia Também:  Auxílio-Gás: saiba quando receber a próxima parcela de R$ 102

A Carteira do Idoso funciona de forma semelhante à carteirinha de estudante. Nela estará constando o nome completo do beneficiário, seu CPF, RG, data de nascimento, NIS (Número de Identificação Social), data de validade do documento, data que ele foi expedido e o QR code que possibilita averiguar se o documento é válido ou não.

Como faço para emitir a Carteira do Idoso de forma online?

A Carteira do Idoso pode ser emitida tanto no CRAS da sua cidade, como pela internet. Se você optar pela emissão presencial, basta comparecer ao CRAS e levar toda a documentação necessária para comprovar os dados que estarão no futuro documento. É preciso levar o RG, CPF e número do NIS. Todavia, a solicitação de forma presencial é mais demorada, podendo levar mais de 40 dias para finalmente ficar pronta.

Já para a emissão de forma online, você deverá acessar o site oficial criado para emitir a Carteira do Idoso. Depois de entrar no site, clique em “Emitir Carteira”. Em seguida, você deverá realizar o login no site do Governo Federal e informar o CPF do segurado. Feito isso, você precisa autorizar o acesso do sistema aos dados informados. Após a conclusão da operação, o próprio site vai emitir a Carteira do Idoso e você poderá salvá-la em formato PDF ou imprimir.

Leia Também:  Isenção da taxa de inscrição do Enem: Veja quem está isento
Compartilhar.

Redator Publicitário, roteirista e eterno estudioso da língua portuguesa.