São José dos Campos-SP, domingo, 5 de maio de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O governo federal liberou o saque antecipado do Bolsa Família em maio. A informação foi oficializada pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), neste final de semana.

No entanto, essa antecipação do saque do Bolsa Família vale apenas para as famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo o governo do estado, mais de 500 mil pessoas foram afetadas por conta do problema climático, o estado decretou estado de calamidade pública.

Além disso, o pagamento vai ser feito de forma unificada. Assim, as famílias necessitadas não vão esperar a data específica do NIS (Número de Identificação Social), para receber, que termina no dia 17 de maio, para quem tem final 0 (zero).

Bolsa Família terá facilitação do saque

Bolsa Família: governo libera saque antecipado, confira. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Bolsa Família: governo libera saque antecipado, confira. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Incluindo essas medidas, o governo federal também vai facilitar o saque do Bolsa Família. Por exemplo, as famílias que perderam cartões e documentos por conta das enchentes, poderão sacar o dinheiro sem ele.

Leia Também:  Bolsa Estiagem 2023: saiba quem tem direito

Ainda assim, os beneficiários vão precisar de uma Declaração Especial de Pagamento. Esse documento deverá ser emitido pela cidade onde está morando naquele momento.

Outra mudança para o programa de transferência de renda é sobre a necessidade de atualização periódica do cadastro. No caso, quem estiver com atraso ou no limite, terá esse prazo ampliado, para continuar recebendo os benefícios.

Nesta semana, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, defendeu a criação de um programa inspirado no Plano Marshall. Esse plano surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos e aliados aportaram grandes quantias aos países ocidentais e também ao Japão, arruinados após o conflito.

Valor do Bolsa Família

Atualmente, o valor do Bolsa Família está em R$ 600, desde janeiro de 2023. Antes, já estava neste valor, mas em caráter emergencial, já que o original seria R$ 400.

No entanto, para ter direito a esse auxílio público, é necessário ter inscrição no CadÚnico (Cadastro único) do Governo Federal. E, também, precisa estar em situação de pobreza ou extrema-pobreza.

Leia Também:  Tarifa Social de Energia Elétrica concede até 100% de isenção no pagamento; veja quem pode conseguir

O programa de transferência de renda foi criado em 2003, mas, em 2020, durante a pandemia da Covid-19, mudou de nome e se tornou Auxílio Brasil. No início de 2023, porém, voltou a ter o seu nome original, de Bolsa Família. Atualmente, mais de 30 milhões de pessoas recebem o benefício de transferência de renda no país.

Compartilhar.
Avatar de Marcos Eduardo

Jornalista formado em 1999, atua no jornal OVALE, em São José dos Campos, e na TV Câmara, também na mesma cidade. Atualmente, também produz posts para sites como DiarioSP, Tecnotícias, Portal Atualizei e já atuou em sites como o Newsmotor e Brasil123