São Gonçalo do Sapucaí, sexta-feira, 18 de agosto, por Igor Gomes – Os brasileiros que estão inscritos no CadÚnico têm direito a diversos benefícios sociais. Dentre eles, está o Bolsa Estiagem, que tem a função de pagar um auxílio financeiro aos trabalhadores rurais em regiões cujo cultivo foi gravemente afetado pela seca. O Bolsa Estiagem é destinado aos produtores rurais de baixa renda, que vivem da plantação.

Em 2023 o atual governo decidiu manter e atualizar o Bolsa Estiagem para esse público. Para se ter uma ideia, em abril o Governo Federal liberou R$ 24 milhões por meio de Medida Provisória como forma de apoio e incentivo à produção rural dos pequenos produtores. Essa verba foi destinada aos agricultores que vivem no Rio Grande do Sul.

As famílias que passaram por uma situação de grande perda, uma vez que a Região Sul passou por uma grave escassez na produção durante aquele período. Estima-se que mais de 10 mil grupos familiares se beneficiaram com o Bolsa Estiagem nesta ocasião. Mais de 240 municípios foram afetados pela seca e foram contemplados com o auxílio. Dessa forma, pode-se dizer que o Bolsa Estiagem salvou a renda de muitas pessoas.

Leia Também:  É possível pegar um empréstimo recebendo Bolsa Família?
Bolsa Estiagem 2023: saiba quem tem direito
Reprodução: internet

O Governo Federal ainda procura uma maneira de garantir a proteção a grupos específicos, como os ribeirinhos, indígenas e quilombolas, que também foram afetados pela seca. O Bolsa Estiagem existe desde 2004 e já livrou muitas famílias dos efeitos drásticos da estiagem nos últimos 18 anos.

Quais são os requisitos para ter direito ao Bolsa Estiagem em 2023?

Para poder solicitar a participação no Bolsa Estiagem é preciso preencher alguns requisitos, sendo eles:

Ser agricultor familiar com declaração de aptidão no PRONAF;
Ter a família inscrita no CadÚnico;
Não fazer parte do programa Garantia Safra;
Ter renda familiar mensal total de até dois salários mínimos (R$ 2.640);
Residir em área em situação de emergência ou em estado de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal.

Caso a sua família preenche todos os requisitos do programa, você pode participar do Bolsa Estiagem. No entanto, vale lembrar que a liberação de verba não tem data específica para ocorrer, é necessário que a sua região esteja passando por grave problema ambiental. Tenha atenção em relação a todas as informações que o governo divulgar sobre o assunto.

Leia Também:  Tarifa Social de Energia Elétrica concede até 100% de isenção no pagamento; veja quem pode conseguir
Compartilhar.

Redator Publicitário, roteirista e eterno estudioso da língua portuguesa.