São Gonçalo do Sapucaí, segunda-feira, 14 de agosto, por Igor Gomes – A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício concedido aos brasileiros mais pobres como uma forma de aliviar o peso de suas contas mensais. A despesa com conta de luz gera grandes inquietações e a Tarifa Social surge como uma tábua de salvação nesse momento de preocupação.

Para se ter uma ideia, quem for beneficiário da Tarifa Social pode ter uma redução de até 65% no valor de sua conta de luz. Se, por exemplo, a conta de energia elétrica de determinado grupo familiar for de R$ 100, a família beneficiária pagará R$ 35 apenas. Entretanto, para isso é necessário preencher alguns requisitos importantes.

O primeiro é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Para realizar o cadastro no CadÚnico é necessário se dirigir até o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de sua cidade e levar todos os documentos seus e dos demais membros da sua família que vivem na mesma residência que você.

Leia Também:  BPC: Veja os benefícios para quem tem mais de 65 anos
Tarifa Social de Energia Elétrica concede até 100% de isenção no pagamento; veja quem pode conseguir
Reprodução: internet

Além disso, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também terão direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. São beneficiários do BPC os idosos com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência auditiva, visual, motora, dentre outras.

Como a Tarifa Social funciona na prática?

A Tarifa Social segue uma linha de desconto com base no consumo total de energia elétrica no mês. Uma família quilombola ou indígena que preencha os requisitos para obter a Tarifa Social podem ter 100% de desconto se consumirem até 50 KWh. Para os demais grupos a Tarifa Social também obedece a uma ordem de consumo de energia elétrica. Os inscritos no CadÚnico que gastarem até 30 KWh por mês receberão um desconto de 65% na conta de energia.

Assim sendo, vale a pena se atentar às regras da Tarifa Social de Energia Elétrica e solicitar o benefício. 65% de desconto vai ser uma grande ajuda para suas despesas mensais. Além do mais, se você pertence a alguma família indígena ou quilombola, você pode conseguir a isenção do pagamento da conta de luz. Não perca essa chance.

Leia Também:  Bolsa Família: governo libera saque antecipado, confira
Compartilhar.

Redator Publicitário, roteirista e eterno estudioso da língua portuguesa.