Londrina, segunda-feira, 14 de agosto de 2023. Por Luciana Bataglia – O concurso Polícia Civil 2023 de São Paulo deve ter o edital publicado ainda no mês de agosto, notícia que é esperada desde 2022 e anima os concurseiros de plantão!

A Fundação Vunesp será responsável na realização do novo concurso da polícia civil 2023 do estado de São Paulo, ela também atua na organização do vestibular da UNESP – Universidade Estadual Paulista e tem um nome forte no mundo dos concursos.

Edital e vagas para o Concurso Polícia Civil São Paulo

O concurso público terá dois editais e cada um deles será para um grupo diferente de vagas um será para os cargos de Perito Criminal, Médico Legista, Escrivão e Investigador. E o outro será para apenas o cargo de Delegado. Para qualquer um dos cargos serão exigidos o ensino superior.

A Unidade Central de Recursos Humanos do Governo do Estado de São Paulo acredita que o salário inicial das vagas seja entre R$4.700,00 e passe dos R$12.000,00, como é o caso para a vaga de Delegado.

Leia Também:  Como se preparar para as provas de legislação nos concursos

O novo concurso Polícia Civil 2023 de São Paulo terá um número maior de vagas do que no concurso de 2022 que foram em média 2.500. Neste a previsão é que ultrapasse 3.500 vagas no total. Com esse total de números de vagas, a polícia pretende diminuir a falta do seu pessoal nos dois anos seguintes, esperando assim,  chamar mais de 8.000 novos contratados com o novo concurso de 2023.

 A divisão por cargos das vagas já foi publicada. Confira:  

  • Perito Criminal: 250 vagas;
  • Médico Legista: 115 vagas;
  • Escrivão: 133 vagas;
  • Investigador: 250 vagas;
  • Delegado: 522 vagas;

No último concurso, as etapas foram com prova objetiva e discursiva, e caíram questões sobre noções de Direito, Criminologia e Informática a depender da função, por exemplo, comprovação de idoneidade com base em investigação social, prova oral e prova de títulos, o que pode dar o tom da próxima seleção e os caminhos para se preparar.

Compartilhar.

Professora de redação, redatora e revisora. Apaixonada por leitura e escrita desde criança. Graduou-se em Letras e especializou-se em revisão textual e produção de conteúdo.