Existem brasileiros que têm idade para se aposentar, mas nunca contribuíram com o valor da previdência social. O governo tem um auxílio que é responsável por isso. O benefício é para idosos com mais de 65 anos e também para pessoas que passam por situação mais delicada, como os deficientes. É possível ver como são as regras para iniciar todo o processo.

Auxílio do governo para não contribuintes

auxílio do governo para quem nunca contribuiu com o INSS é o Benefício de Prestação Continuada, o que já ajudou várias pessoas com o controle financeiro. A regra para receber vale para idosos que estão com idade acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, apenas deve ser comprovada a situação de pobreza por parte do responsável.

A ajuda financeira tem o valor mensal de um salário mínimo, o objetivo é contribuir com uma renda mínima para as pessoas lidarem com os casos que são bem mais vulneráveis. Como não é possível se sustentar por conta própria, o governo vai pagar o valor mínimo para que os beneficiários tenham vida um pouco mais digna, já que dentro da família não tem como se manter.

Leia Também:  É possível pegar um empréstimo recebendo Bolsa Família?

O pedido para ter direito ao benefício social, é por meio do cadastro que foi realizado no CadÚnico, o início do processo é feito no portal oficial. Na hora de pedir, é possível usar de modo virtual no site ou pelo aplicativo do Meu INSS. Dentro da plataforma, existem etapas a serem cumpridas, basta enviar toda a documentação que for obrigatória.

auxílio
Auxílio do governo para não contribuintes Imagem de Shutterstock.

Benefício de Prestação Continuada

O Benefício de Prestação Continuada é um auxílio do governo federal que serve como ajuda para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que estão em extrema pobreza. A diferença entre o benefício e a aposentadoria, é que a última vai ser para quem contribuiu com a previdência social de acordo com as normas que são exigidas pela lei.

O BPC é uma ajuda financeira do governo, não existem bônus adicionais, por serem parte apenas da aposentadoria. Apenas é um meio de contribuir com pessoas que estão em situações bem mais vulneráveis e não tem como se sustentarem por conta própria. O tempo de contribuição mínimo não conta para esse tipo de benefício social.

Leia Também:  BPC: Veja os benefícios para quem tem mais de 65 anos
Compartilhar.

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.