Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2023. Por Abilene Leite – Ler um edital do concurso público pode ser para muitos algo bastante desgastante, motivos diversos. Em primeiro lugar, por se tratar de um documento muito extenso e em segundo lugar por apresentar uma linguagem muitas das vezes técnicas.

Se você se identificou com alguma dos motivos acima é melhor terminar de ler este texto e ficar mais preparado para os editais.

Como entender um edital de concurso público?

Editais de concursos não precisam ser chatos, basta você compreender como geralmente são organizados e onde você pode encontrar determinada informação. Nele, consta toda regulamentação do processo.

É nele que os candidatos encontram todas as informações, como: as fases, os conteúdos programáticos, as regras de aprovação, prazos, cargos, remuneração, carga horária de trabalho…

Daí cabe a você selecionar quais informações são relevantes para o momento, por exemplo: olhar para quais cargos é o concurso, verificar se está de acordo com a remuneração, observar quantidade de vagas, os conteúdos a serem estudados… Para só então decidir e olhar data de inscrição para se programar e não ficar de fora.

Leia Também:  Vagas abertas! Concurso em Ilhabela com salário de R$ 6.153

Será que devo ler o edital todas às vezes que participar de um concurso?

Embora a leitura não seja agradável é de suma importância que faça a leitura integral e mais, cada banca examinadora, tem sua estrutura e regras podendo modificar prazos de entrega de documentos.

Por exemplo, umas pedem após a realização da prova e correção, outras, você precisará enviar antes da data da prova e outras, você deverá levar no mesmo dia. Se não ler esta informação, correrá o risco de ser desclassificado ou de perder os tão preciosos pontos para fins de desempate.

Para não se arrepender de nada, ou melhor, de não ter lido com atenção um edital. Peça ajuda de alguma pessoa para ler junto com você, para lhe ajudar quando não compreender alguma informação, mas não deixe de ler.

O edital é um documento norteador dos passos seguintes. A seguir, listamos alguns passos para entender um edital de concurso público:

  • Edital publicado: é momento de se atentar as sugestões acima e sobretudo a data de inscrição;
  • Fases: o concurso tem como base suas etapas, por exemplo: provas objetivas, discursiva, redação, exames de aptidão, entrevistas…
  • Conteúdos programáticos: conheça todo o conteúdo cobrado e prepare-se para estudar e ter um bom desempenho nas provas.
  • Regras de aprovação: regras gerais como: idade, escolaridade/formação, pontuação necessária, desempate entre outros.
  • Prazos: prazo de inscrição, de pagamento da taxa, realização da prova ou etapas.
Leia Também:  Concurso Câmara Municipal: como se preparar e quais vagas disponíveis

Entender o edital de concurso público é fundamental para se preparar adequadamente para o concurso e aumentar as chances de aprovação, pois cada edital é único. Cada banca organizadora promove suas regras e especificidades. Fique por dentro de tudo, faça anotações, veja e-mails e diários se for o caso.

Compartilhar.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.