O Brasil é um país com vasta possibilidades de trabalho, composto por inúmeras empresas, entidades, órgãos. Dessa maneira, os órgãos públicos são responsáveis por vários setores, como: serviços à população, educação, saúde, segurança e infraestrutura.

De acordo com o Ministério da Economia, em 2022, o Brasil tinha um total de 11,4 milhões de servidores públicos, sendo:

  • 6,3 milhões no âmbito federal,
  • 3,2 milhões no âmbito estadual e
  • 1,9 milhão no âmbito municipal.

Para atender a toda demanda, os órgãos públicos precisam contratar centena de milhares servidores. Grande parte dos servidores, cerca de 5,1 milhões eram efetivos e os 6,3 milhões eram servidores temporários.

Quais são os órgãos públicos que mais contratam?

Os órgãos públicos que mais contratam no Brasil são aqueles que têm a maior demanda por serviços. São eles:

Ministério da Educação (MEC): responsável pela educação básica e superior, com grande demanda por professores, técnicos e administrativos.

Ministério da Saúde (MS): responsável pela saúde pública, também apresenta principalmente grande demanda por médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos.

Leia Também:  Entenda o sistema de cotas em concursos públicos: quem tem direito?

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): que é responsável pela segurança pública, com grande busca por policiais, agentes penitenciários e técnicos.

Ministério do Trabalho e Previdência (MTP): responsável pela política trabalhista e previdenciária no Brasil, o MTP tem uma grande demanda por auditores fiscais, bem como assistentes sociais e técnicos.

Ministério da Economia (ME): responsável pela política econômica do Brasil, o ME tem uma grande busca por economistas, auditores fiscais e técnicos.

Outros órgãos públicos que também contratam com frequência são:

  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
  • Ministério da Defesa (MD)
  • Ministério da Fazenda (MF)
  • Também o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
  • Ministério da Infraestrutura (MInfra)
  • Ministério das Cidades (MCidades)
  • Também o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
  • Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Como se candidatar a uma vaga em um órgão público?

As vagas em órgãos públicos são ofertadas através de concursos públicos, processos seletivos simplificados ou contratos temporários.

Para se candidatar a uma vaga em um concurso público, é necessário ter a escolaridade e a experiência exigidas no edital. Assim, os candidatos são avaliados por meio de provas objetivas, provas discursivas, provas práticas e títulos. Entretanto, no processo seletivo os candidatos são avaliados por meio de provas objetivas ou provas práticas. E quanto ao temporário, os candidatos são avaliados por meio de análise de currículo ou entrevista.

Leia Também:  Concurso aberto na Unesp com salários de até R$ 10.198,15

Os órgãos públicos são um importante empregador no Brasil. Eles oferecem uma variedade de oportunidades de emprego, em diferentes áreas de atuação. Para se candidatar a uma vaga em um órgão público, é importante ter a escolaridade e a experiência exigidas no edital.

Compartilhar.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.