Principais Notícias de Concursos, Empregos e Finanças

Quais são os órgãos públicos que mais contratam no Brasil?

Veja aqui uma lista de órgãos públicos que mais contratam em nosso país.

O Brasil é um país com vasta possibilidades de trabalho, composto por inúmeras empresas, entidades, órgãos. Dessa maneira, os órgãos públicos são responsáveis por vários setores, como: serviços à população, educação, saúde, segurança e infraestrutura.

De acordo com o Ministério da Economia, em 2022, o Brasil tinha um total de 11,4 milhões de servidores públicos, sendo:

  • 6,3 milhões no âmbito federal,
  • 3,2 milhões no âmbito estadual e
  • 1,9 milhão no âmbito municipal.

Para atender a toda demanda, os órgãos públicos precisam contratar centena de milhares servidores. Grande parte dos servidores, cerca de 5,1 milhões eram efetivos e os 6,3 milhões eram servidores temporários.

Quais são os órgãos públicos que mais contratam?

Os órgãos públicos que mais contratam no Brasil são aqueles que têm a maior demanda por serviços. São eles:

Ministério da Educação (MEC): responsável pela educação básica e superior, com grande demanda por professores, técnicos e administrativos.

Ministério da Saúde (MS): responsável pela saúde pública, também apresenta principalmente grande demanda por médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): que é responsável pela segurança pública, com grande busca por policiais, agentes penitenciários e técnicos.

Ministério do Trabalho e Previdência (MTP): responsável pela política trabalhista e previdenciária no Brasil, o MTP tem uma grande demanda por auditores fiscais, bem como assistentes sociais e técnicos.

Ministério da Economia (ME): responsável pela política econômica do Brasil, o ME tem uma grande busca por economistas, auditores fiscais e técnicos.

Outros órgãos públicos que também contratam com frequência são:

  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
  • Ministério da Defesa (MD)
  • Ministério da Fazenda (MF)
  • Também o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
  • Ministério da Infraestrutura (MInfra)
  • Ministério das Cidades (MCidades)
  • Também o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
  • Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Como se candidatar a uma vaga em um órgão público?

As vagas em órgãos públicos são ofertadas através de concursos públicos, processos seletivos simplificados ou contratos temporários.

Para se candidatar a uma vaga em um concurso público, é necessário ter a escolaridade e a experiência exigidas no edital. Assim, os candidatos são avaliados por meio de provas objetivas, provas discursivas, provas práticas e títulos. Entretanto, no processo seletivo os candidatos são avaliados por meio de provas objetivas ou provas práticas. E quanto ao temporário, os candidatos são avaliados por meio de análise de currículo ou entrevista.

Os órgãos públicos são um importante empregador no Brasil. Eles oferecem uma variedade de oportunidades de emprego, em diferentes áreas de atuação. Para se candidatar a uma vaga em um órgão público, é importante ter a escolaridade e a experiência exigidas no edital.

Deixe o Seu Comentário

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais