Rio de Janeiro, sábado, 19 de agosto de 2023. Por Abilene Leite – Os concursos públicos para a área de saúde estão em alta com ótimas opções de carreira para diversas vagas. As oportunidades nos certames atraem muitos profissionais da saúde, visto que oferecem empregos com estabilidade e uma boa remuneração em instituições como hospitais, clínicas e postos de saúde para preencher vagas em cargos como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, entre outros.

Mas é importante lembrar que esses processos seletivos apresentam exigências específicas que devem ser atendidas pelos candidatos. Pensando nisso, nesta matéria vamos explorar as principais oportunidades e entender as exigências para os profissionais da área de saúde que querem se candidatar para estes concursos.

Oportunidades para profissionais na área da saúde

Uma das principais vantagens de ingressar através de concursos na área de saúde é a estabilidade no trabalho, já que os concursados geralmente têm contrato de emprego permanentes e proteção contra demissões arbitrárias; o que é de extrema importância em tempos de incerteza econômica.

Leia Também:  IBGE abre mais de 7 mil inscrições para PcD's

A remuneração oferecida também é um grande atrativo e variam de acordo com o cargo e nível de especialização do profissional. E, além do salário base, os que trabalham no setor público possuem benefícios como plano de saúde, férias remuneradas e aposentadoria integral.

Os profissionais que ingressam em uma carreira pública ainda podem continuar a aprimorar suas habilidades com as oportunidades de capacitação. Todas estas coisas proporcionam um ambiente de trabalho que permite o profissional aplicar seus conhecimentos em prol do bem-estar da população.

Exigências na área da saúde em concursos públicos

Os concursos públicos exigem que os candidatos tenham formação adequada na área de saúde, que na maioria das vezes representam uma escolaridade de nível superior com diplomas de graduações em medicina, enfermagem, odontologia, nutrição, entre outros. Também é preciso possuir registro válido no órgão regulador da profissão correspondente.

Alguns cargos podem solicitar especializações, pós-graduações ou experiência profissional anterior na área. Mas isso depende muito da instituição e atribuições do cargo.

Leia Também:  Como se preparar para as provas discursivas em concursos públicos

Os candidatos dos concursos na área de saúde necessitam demonstrar conhecimento sólido na área e serão avaliados através de provas específicas relacionadas a sua profissão, conhecimentos de legislação sanitária e ética profissional. Além do conhecimento técnico, também são avaliados durante o processo seletivo a comunicação, o trabalho em equipe e a capacidade de lidar com situações de pressão.

Aqueles que desejam prestar concursos para a área de saúde precisam estar preparados não apenas academicamente, mas também emocionalmente e socialmente para encarar os desafios que essa carreira apresenta para não somente conquistar um emprego bem-sucedido, mas também para contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável.

Compartilhar.
Avatar de Abilene Leite

Nascida no estado do Rio de Janeiro, encontrou no ramo de Redação a sua profissão. Apaixonada por livros, também é idealizadora e criadora de conteúdo do blog cristão feminino "Garotas fãs de Cristo" desde 2011.