Principais Notícias de Concursos, Empregos e Finanças

4 direitos trabalhistas que você não sabia que tem

Os direitos trabalhistas dão o norte das relações entre empresas e funcionários

Os direitos trabalhistas são importantíssimos para todos os trabalhadores brasileiros. No entanto, não basta apenas termos nossos direitos, devemos também conhecê-los, para facilitar colocá-los em prática. Por este motivo, separamos 4 direitos trabalhistas que talvez você desconheça, mas são fundamentais.

Poder emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho

Caso um trabalhador sofra um acidente de trabalho, seja no trajeto de ida ou volta, ou sofra de alguma doença ocupacional, ele tem direito à emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Dessa forma, após o acidente, o funcionário deve informar o empregador sobre o ocorrido e solicitar a emissão do CAT.

Em seguida, o empregador deverá emitir a CAT e entregar uma via ao empregado, ainda que este não tenha se ausentado do trabalho em razão do acidente. Todavia, se o empregador não emitir o CAT, o próprio empregado pode emitir. Além dele, o médico que o atendeu e o sindicato também podem emitir.

Na maioria das vezes a empresa escolhe a data das férias do funcionário

As férias são direitos trabalhistas garantidos por lei. Conforme diz no artigo 136 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a regra é a empresa decidir a melhor data para as férias dos funcionários com base nos seus próprios interesses. Entretanto, ela deverá comunicar ao empregado pelo menos 30 dias antes e efetuar o pagamento pelo menos 2 dias antes do gozo das férias. Além disso, as férias não podem ter início nos 2 dias que antecedem folgas ou feriados.

O prazo para realizar anotações na Carteira de Trabalho

A anotação na CTPS também é um dos direitos trabalhistas previstos para os brasileiros. A empresa tem o prazo de 5 dias úteis para fazer as anotações de admissão na CTPS do funcionário. A pena para quem não respeitar o prazo pode ser a lavratura do auto de infração pelo órgão responsável pela fiscalização do trabalho

Rescisão indireta em caso de recolhimento irregular dos depósitos no FGTS

É dever da empresa recolher mensalmente o FGTS do trabalhador na conta vinculada, devendo o trabalhador acompanhar todo o procedimento. Contudo, se houver irregularidades no recolhimento ou ausência de recolhimento, pode ser considerado uma falta grave do empregador. Nesse caso, será declarada a rescisão indireta do contrato de trabalho do empregado.

Portanto, os direitos trabalhistas foram criados para proteger o trabalhador e estabelecer as regras nas relações entre empregador e empregado. Aqui você viu 4 direitos trabalhistas que grande parte dos colaboradores desconhece. Assim sendo, conhecer seus direitos é parte essencial para garantir sua proteção.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais