O novo valor do teto de juros para crédito consignado que faz parte do INSS passou a valer oficialmente para os beneficiários. Isso afeta os segurados e pensionistas de modo positivo, pois o valor foi para 1,68% em operações comuns e 2,49% ao mês para tudo que for realizado por meio do uso de cartão de crédito e também de cartão consignado.
A nova mudança do valor do teto de juros é bem recente, e vai diminuir os encargos financeiros de aposentados e pensionistas. É importante saber que a taxa reduzida tem a ver com a Taxa Selic, responsável por medir juros básicos da economia brasileira. A novidade serve para aliviar o custo de crédito para os beneficiários que dependem da previdência social.
A redução de taxas tem a ver com a queda recente das taxas de juros que são cobradas todos os anos pelos bancos no país. O valor passou para 22,4%, o menor desde o mês de Novembro em 2021. Por meio das novas mudanças, o poder de compra dos aposentados pode aumentar, o que ajuda no controle das finanças sem afetar a renda mensal.
A modalidade de empréstimo consignado tem as parcelas com descontos direitos na renda mensal do beneficiário, isso é relacionado com o novo valor do teto de juros. De acordo com as novas regras, o aposentado pode usar até 45% do valor do INSS, sendo que o crédito pode ser pago em até sete anos e os juros vão ser bem limitados.
Com a plataforma do Meu INSS, é possível ver qual banco tem a menor cobrança de taxa para ter um bom empréstimo com os menores valores disponíveis. Ao ver a opção de empréstimo consignado, tem como ver a lista de bancos e os juros que cada um vai aplicar para o cliente. Todos os números são sempre divulgados pelo próprio Banco Central.