POR: ESTÁGIO CERTO

Licença-paternidade de 20 dias; saiba como conseguir

Foto:Reprodução / Internet

A licença-paternidade pode ser definida como um tempo de afastamento remunerado que os profissionais têm direito quando ocorre o nascimento ou a adoção de um filho.

Foto: Canva

No Brasil, a lei determina cinco dias corridos de licença, sem desconto no salário.

Foto: Canva

Por se tratar da chegada de um filho, seja biológico ou adotivo, a licença-paternidade tem a função de dar ao pai um tempo a mais de convivência com o filho.

Foto: Canva

De acordo com a CLT, os trabalhadores com carteira assinada, os funcionários públicos e os profissionais autônomos que contribuem para a Previdência Social são os beneficiários da licença-paternidade.

Foto: Canva

Os concursos estaduais são realizados pelo governo estadual e seus órgãos com o objetivo de preencher vagas em diversos setores.

Foto: Canva

Além disso, vale lembrar que a licença-paternidade começa a ser contada a partir do dia seguinte ao nascimento ou adoção do filho do empregado.

Foto: Canva

Outro ponto que merece atenção é que se o nascimento da criança acontecer durante o período de férias, o funcionário não terá direito ao benefício, uma vez que a lei considera que, como ele está disponível por estar de férias, ele está em plenas possibilidades de ajudar a esposa a cuidar do filho.

Foto: Canva

Para ler o texto inteiro, visite o nosso site! O link está na próxima tela.

Foto: Canva

Interessado em saber mais? Clique aqui para ler o artigo completo!

Foto: Canva