São José dos Campos (SP), segunda-feira, 29 de abril de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) estão abertas deste esta última segunda-feira (29), em todo o território nacional. Agora, os interessados no programa podem se inscrever até o próximo dia 10 de maio no site do Inep.
Além disso, a data do exame do Encceja segue a mesma: 25 de agosto, também em todo o território nacional e seguindo o horário de Brasília. Até o dia 10 de maio, ainda corre o prazo para o tratamento por nome social e outras necessidades.
Ainda de acordo com o governo federal, esse tratamento especializado também atende pessoas com cegueira, surdez, TEA (transtorno do espectro autista) e outros casos semelhantes. Então, os pedidos devem também acontecer neste período de inscrição.
A prova do Encceja é regulamentada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). E, como é uma prova pública, as inscrições são gratuitas.
No entanto, quem se inscreveu no ano anterior e não compareceu, terá que pagar uma taxa de R$ 40 de ressarcimento ao Inep. A não ser que se tenha uma justificativa para a ausência. E o mesmo vai valer para o ano que vem, caso alguém falte neste ano.
Para fazer o pagamento, deve entrar no site do Inep, ir até à Página do Participante e gerar um boleto. Assim, vai pagar em qualquer banco ou casa lotérica e poder se inscrever normalmente para o evento.
Vale lembrar que o Encceja não é uma novidade e já existe no Brasil desde o ano de 2002. Desde então, vem sendo um meio de avaliação dos estudantes que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou o ensino médio durante o período da idade normal.
Com isso, essa prova organizada pelo Inep serve, justamente, para verificar os conhecimentos e as competências desses estudantes. Após a realização da prova, eles, se aprovados, recebem um certificado de conclusão de curso.
Embora seja liderado pelo Inep, o Encceja é uma prova organizada pela Secretaria Estadual e pela Secretaria Municipal de Educação de cada estado. Com isso, o estudante, na da fazer a avaliação, sempre vai realizar na própria cidade onde estuda ou reside, sem precisar se deslocar para outros lugares, como em muitos concursos públicos, por exemplo.