Principais Notícias de Concursos, Empregos e Finanças

O papel das bancas examinadoras na formulação das questões de concursos

Entenda melhor como funciona a elaboração das questões pelas bancas examinadoras.

As bancas examinadoras desempenham um papel fundamental na criação das perguntas dos concursos. Isso porque elas são encarregadas de elaborar, fazer a revisão e selecionar as questões que farão parte das provas.

E se tratando de uma empresa privada, a banca examinadora de um concurso é responsável por organizar todo o certame junto aos servidores do grupo de trabalho para a realização do mesmo. Ou seja, o órgão público tem autonomia para decidir quais serão as tarefas atribuídas à banca, mas é comum que essa instituição seja encarregada de conduzir todas as fases do concurso público.

Há uma seleção cuidadosa e criteriosa dos membros da banca para garantir a qualidade do concurso. A composição da banca varia de acordo com cada concurso, mas normalmente é formada por especialistas na área de conhecimento do certame.

Esses membros são escolhidos com base na experiência acadêmica, além de ser composto por profissionais de diferentes regiões, a fim de proporcionar uma visão mais ampla na avaliação dos candidatos.

Como a banca organiza as questões da prova?

Para preparar as questões da prova, a banca organizadora realiza um estudo minucioso do conteúdo programático do concurso, identificando assim os tópicos que devem ser envolvidos. Em seguida, são definidos os critérios de avaliação e os pesos que cada questão terá, levando em conta a importância e a complexidade dos assuntos.

Após essa etapa inicial, os membros que compõem a banca começarão a elaborar as questões, podendo utilizar diferentes métodos como análise de provas anteriores, pesquisa bibliográfica e consulta a especialistas na área para assegurar a atualidade das questões.

Durante o processo da elaboração, são considerados alguns princípios fundamentais, como a clareza e a objetividade das questões, para assim evitar a ambiguidade e o enunciado seja claro para todos os candidatos.

Além disso, as questões devem ser equilibradas em termos de dificuldade com o intuito de diferenciar o nível de conhecimento dos candidatos. Depois da elaboração das questões pela banca examinadora, elas passam por uma rigorosa revisão feita por outros membros da banca.

Por fim, as provas são montadas com base nas questões específicas para a escolaridade exigida e com o tempo total da prova.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais