Londrina, quinta-feira, 10 de agosto de 2023. Por Luciana Bataglia – O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, autorizou a aplicação de concurso público para que seja formado um cadastro reserva de profissionais técnicos da educação superior na Universidade do Estado de Mato Grosso, a Unemat. Segundo ele, sua gestão será marcada por fomento na área educacional do estado.
De acordo com as informações preliminares, o concurso promete ofertar cerca de 140 vagas. A data de publicação do edital ainda deve ser confirmada, mas poderá ocorrer a qualquer momento!
- Veja também: Creci MT: banca organizadora foi escolhida, confira
Vagas do concurso Unemat
O concurso promete ao todo ofertar cerca de 140 vagas. Delas, 130 serão para nível médio e 10 para nível superior. Os concursados trabalharão nos 13 campus da instituição e também na unidade administrativa em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. As vagas serão distribuídas de acordo com as necessidades da instituição. Ainda não há informações sobre os cargos que serão disponibilizados, mas pode-se esperar vagas para administrativo e também para docência.
A última prova aconteceu em 2011, e foi elaborada pela própria instituição. Naquela época, foram ofertadas 199 vagas. Desta forma, a Universidade precisa preencher vagas que eventualmente foram defasadas, pelos contratos temporários. Atualmente, a comissão organizadora já foi definida segundo o Diário Oficial, mas ainda não há informações sobre a banca responsável pela prova.
Com base nas provas anteriores, podemos cogitar que as etapas da prova sejam divididas em prova objetiva, caráter eliminatório e classificatório e para as vagas de nível superior, a avaliação de títulos, caráter classificatório. Os valores das taxas de inscrições, também não foram informadas ainda. Segundo a UNEMAT o edital ainda está em elaboração, e não foi finalizado. As datas para inscrições também não foram definidas, mas após todos os trâmites necessários para a abertura do concurso as informações serão divulgadas.
- Veja também: SME SP: Sairá novo edital com 6.000 vagas na capital
Para se preparar para concursos público é sempre bom verificar as provas anteriores e começar a estudar os conteúdos para que quando o edital for publicado, ter mais vantagem sobre os candidatos que vão fazer a inscrição só depois da publicação. Um curso preparatório é uma boa opção para essa preparação antecipada.