Para ver o pagamento do seguro-desemprego é possível fazer a consulta por meio do PIS. Esse direito trabalhista é fundamental para que os trabalhadores tenham um controle maior sobre a questão de demissão e os valores a receber durante esse período. É importante que todos entendam os seus direitos para não ter nenhum tipo de problema com a legislação.

Seguro-desemprego pode ser consultado pelo PIS. Imagem de Freepik.
Seguro-desemprego pode ser consultado pelo PIS. Imagem de Freepik.

Seguro-desemprego e direitos

seguro-desemprego é um direito trabalhista essencial para quem perde o emprego passar por situações financeiras menos vulneráveis. Para saber todas as informações necessárias é preciso ver o benefícios através do PIS, se for da iniciativa privada, além de saber quem tem o direito de receber dentro das condições exigidas por lei.

Para receber o benefício, é preciso ser demitido sem justa causa, mas para se encaixar nessa categoria, o trabalhador deve ter tido um emprego formal durante 12 meses nos último 18 meses anteriores a dispensa no mínimo. Ou 9 meses se contar com a segunda solicitação, sendo que não pode receber benefício da Previdência Social, menos se for auxílio acidente ou pensão por morte.

Leia Também:  Veja a nova lei do FGTS para trabalhadores demitidos

O trabalhador não pode ter renda própria suficiente para sustentar a si mesmo e toda sua família, e nem estar fazendo parte de programa para qualificação profissional. Sendo assim, o principal objetivo desse auxílio é servir como um apoio financeiro através do valor pago em parcelas que podem variar de acordo com o tempo do trabalho.

Compartilhar.

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.