Principais Notícias de Concursos, Empregos e Finanças

Empregada doméstica pode ter jornada de trabalho de 12×36; veja mais

A empregada doméstica pode definir sua jornada de trabalho

São Gonçalo do Sapucaí, segunda-feira, 21 de agosto, por Igor Gomes – A legislação brasileira protege os direitos da empregada doméstica em todos os aspectos. A PEC das empregadas trouxe mudanças positivas para elas, como auxílio-transporte, auxílio-alimentação e horas extras. Nesse sentido, mesmo com tanta propagação dos direitos da empregada doméstica, ainda existem patrões e empregadas que desconhecem direitos básicos desta profissional.

Por este motivo, conhecer muito bem os detalhes sobre a jornada de trabalho, por exemplo, é essencial para ambas as partes. Entretanto, primeiro é necessário entender quais trabalhadores podem ser intitulados como empregados domésticos pela legislação.

Segundo a legislação, a empregada doméstica é quem presta serviço de modo contínuo, pelo menos três vezes por semana e com subordinação. Além do mais, a empregada doméstica não pode trabalhar com a finalidade de obter nenhuma forma de lucro, seu serviço deve ser realizado em uma residência específica ou para uma determinada família. Os motoristas, jardineiros, cuidadores de idosos e babás são exemplos de empregados domésticos, conforme diz a lei.

Caso a profissional preste o serviço apenas uma ou duas vezes na semana, ela é intitulada diarista ou faxineira, não sendo aplicada a ela a lei trabalhista em conformidade com a empregada doméstica, já que ela é profissional autônoma.

Quais jornadas a empregada doméstica pode ter?

A empregada doméstica pode ter três modalidades de jornada de trabalho. O tipo de jornada fica a critério dela e de seu empregador. As jornadas de trabalho da empregada doméstica são as seguintes:

Comum

Esta é a jornada de trabalho normal da empregada doméstica. Ele tem 44 horas semanais, sendo 8 horas por dia de segunda a sexta e 4 horas aos sábados.

Empregada doméstica pode ter jornada de trabalho de 12x36; veja mais
Reprodução: internet

Parcial

Na jornada parcial o limite de horas semanais da empregada doméstica é de 25 horas, sendo 5 horas por dia no máximo. Entretanto, o valor do salário deverá ser proporcional às horas de trabalho.

12×36

Por fim, a jornada de 12×36. Nesse caso, a empregada doméstica trabalha por 12 horas seguidas e descansa nas 36 horas seguintes. Esta é a jornada de trabalho mais utilizada por cuidadores de idosos, por exemplo.

Portanto, se você for empregada doméstica fique atenta em relação aos seus direitos trabalhistas e se tiver alguma dúvida procure um advogado especialista na área. Independente da jornada de trabalho escolhida, toda empregada doméstica deve ter direito ao descanso semanal e às férias. Se seu direito estiver sendo violado, não hesite em procurar uma solução.

Deixe o Seu Comentário

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais