São José dos Campos (SP), segunda-feira, 6 de maio de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O estágio é uma boa oportunidade, prevista em lei, para colocar em prática o que aprendeu no curso técnico ou na faculdade. Desta maneira, também é uma chance de mostrar qualidade e, quem sabe, ser efetivado na empresa após esse período probatório.

No entanto, algumas dicas são importantes para que realmente se tire proveito do estágio. Assim, terá mais chances de crescer e ganhar destaque no futuro dentro de um determinado local de trabalho. A seguir, veja cinco dicas que podem ajudar.

Estágio exige proatividade

Primeiramente, quando se começa um estágio, é importante ter proatividade no trabalho. Isto é, saber ser voluntarioso e tomar a iniciativa de fazer atividades inerentes ao cargo.

Além disso, pode mostrar interesse em aprender coisas novas, ouvindo os superiores e propondo novas ideias. Assim, já terá um ponto a mais em relação a outros estagiários.

Interação com os colegas

Começou estágio? Veja 5 dicas para aproveitar a oportunidade. Foto: Pixabay
Começou estágio? Veja 5 dicas para aproveitar a oportunidade. Foto: Pixabay

Outro ponto importante para um estagiário é saber interagir com os demais colegas. Neste gancho da proatividade, é também uma forma ganhar conhecimento e trocar experiência com os demais funcionários.

Leia Também:  Processo seletivo da Eletrobras com mais 200 vagas

Também dentro dessa ideia, é importante que o futuro profissional tenha sempre o respeito pelos demais colegas. E, se puder, vale participar de eventos da empresa para ganhar mais ‘rodagem’.

Aplicar o conhecimento

Esse item é, talvez, o principal objetivo do estágio, que vai preparar para o mercado de trabalho. Então, sempre que possível, vale aplicar o conhecimento adquirido durante o período em que estiver estagiando.

Inclusive, essa é uma possibilidade de aprender novas coisas, que muitas vezes só se aprende na prática. E poderá ainda ter um incremento no aprendizado.

Peça opinião aos superiores

Outro ponto importante e que faz a diferença no estágio é saber conversar e tirar dúvidas com os superiores. Isso demonstra interesse e faz com que ganhe pontos.

Se tiver um retorno de algo que não esteja certo no seu serviço, busque corrigir e mostrar evolução. Isso tudo conta na hora de ter sucesso no estágio.

Postura também é essencial

Por fim, a postura do estagiário também é algo dos mais importantes dentro do serviço. Desde a forma de se vestir até a forma de tratar os colegas, isso vai ter uma contagem.

Leia Também:  Estágio na Boeing: como fazer parte desta gigante da aviação

Neste contexto, também busque trabalhar da maneira mais adequada e entregar tudo dentro do prazo. Com essas dicas, terá um estágio mais proveitoso e com chances de crescimento.

Compartilhar.

Jornalista formado em 1999, atua no jornal OVALE, em São José dos Campos, e na TV Câmara, também na mesma cidade. Atualmente, também produz posts para sites como DiarioSP, Tecnotícias, Portal Atualizei e já atuou em sites como o Newsmotor e Brasil123